DERMOCOSMÉTICOS MANIPULADOS

Dermocosméticoss,
o que são?

Dermocosméticos são produtos de cuidado da pele por conterem princípios ativos e substâncias que podem ser utilizados em diversos tratamentos dermatológicos como Anti Envelhecimento, reduzindo flacidez, manchas e cicatrizes de acne.

ALGUNS EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DE DERMOCOSMÉTICOS : REDUÇÃO DE MANCHAS E CICATRIZES, REJUVENESCIMENTO E OUTROS.

Têm efeito cosmético e dermatológico, ou seja, trazem benefícios focados na beleza e saúde da derme.

Esses produtos são mais indicados para quem tem qualquer tipo de pele alérgica, já que os dermocosméticos geralmente não contêm corantes e fragrâncias em sua composição, o que reduz o risco de alergias, irritações e entupimento dos poros.

A Anvisa os classifica como Grau II, o que significa que, embora os dermocosméticos sejam considerados “cosméticos”, eles passam por testes e pesquisas para confirmar cientificamente sua segurança e eficácia.

Os produtos para cuidados com a pele existem há milhares de anos, Gregos, Egípcios e Romanos registraram o uso de óleos usados para tratamento e embelezamento em seus escritos e túmulos.

No século 20, a indústria farmacêutica multiplicou as formas de cuidar da pele.

As prateleiras estão repletas de cosméticos como hidratantes, óleos, protetores solares e sabonetes com usos específicos, mas os cuidados não param por aí. As linhas dermocosméticas prometem atuar em áreas mais profundas da pele.

 

A principal diferença entre dermocosméticos e cosméticos é a respectiva funcionalidade.

Dermocosméticos são produtos com valores farmacológicos em sua composição que atuam tanto na beleza quanto na saúde da pele.
Estes produtos penetram nas camadas mais profundas da pele e, graças aos seus princípios ativos, podem ser utilizados em diversos tratamentos.

Dermocosméticos Como Usar?

A melhor forma de usar cremes antienvelhecimento, máscaras e outros produtos é a recomendada pelo seu dermatologista.

Como os dermocosméticos não estão incluídos na categoria de medicamentos, eles não precisam de receita médica para serem adquiridos. No entanto, é o especialista quem sabe especificar o produto certo e a melhor forma de aplicá-lo para obter o resultado desejado, e na Farmácia Efetiva, podemos te ajudar!

O ideal para garantir o resultado do tratamento, é importante cuidar bem da pele desde o primeiro passo. Na hora de limpar, escolha um produto que combine limpeza com ação antioxidante, desintoxicante, rejuvenescedor e iluminador.

E para cada tipo de pele, existe um produto específico, então nem sempre apenas um produto vai te ajudar

Quem Pode Prescrever os dermocosméticos?

Os farmacêuticos estão habilitados a prescrever cosmecêutico ou dermocosmético desde a publicação da Resolução CFF nº 586/13, que regula a prescrição farmacêutica. Esses produtos são registrados como cosméticos, portanto, são de venda livre.

Posso ter alergia?

Os dermocosméticos geralmente são hipoalergênicos e são produzidos após muitos anos de pesquisa e estudo. Os Cosméticos também são frequentemente testados quanto à segurança e eficácia, mas se você tiver alguma alergia, pesquise os componentes cuidadosamente e fale com um dermatologista antes de tomar uma decisão.

Portanto, não abra mão do uso de dermocosméticos para manter sua pele saudável e bonita. Mesmo com o uso diário de cosméticos convencionais, é possível combinar os dois tipos de produtos quando se trata de cuidados básicos, como hidratação e higiene da pele além de proteção solar.